COMAC ABRE VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Autonomia, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho são os objetivos
A COMAC de Petrópolis, através do projeto Acreditar, está com vagas abertas para pessoas com deficiência intelectual com idade entre 18 e 40 anos. O projeto, que objetiva a autonomia do aluno para posterior encaminhamento ao mercado de trabalho, existe desde 2010 e busca ofertar candidatos às empresas que precisam cumprir a obrigatoriedade imposta pela Lei de Cotas, mas também mostrar aos empresários os resultados positivos que uma pessoa com deficiência gera para a empresa, não somente no aspecto da responsabilidade social e sim, a mudança interna que ocorre em cada colaborador.
Ainda há muitos mitos que envolvem a pessoa com deficiência (PcD) no mercado de trabalho, como aquele que coloca as PcD’s como não produtivas; o que é uma grande inverdade, pois cada um, nas suas limitações, possui potencial e não precisa de alguém que lhe acompanhe com exclusividade, mas que a equipe esteja de braços para receber uma PcD. Outro mito é o empregador achar que não saberá se comunicar ou liderar ima PcD; apesar de compreensível, este fato não é uma barreira, pois existem muitas formas de superar, como implantar LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). “Estar de braços abertos para receber uma PcD como colega de trabalho é ter ciência do potencial e das dificuldades que ela enfrenta, de forma que todos participem deste processo de inclusão”, disse Teresa Cristina Eiras, psicóloga da COMAC.
O projeto Acreditar é desenvolvido três vezes por semana, na parte da tarde e estão incluídas aulas de cidadania, informática, judô e mercado de trabalho, além do projeto Espaço Cidadão, uma iniciativa do Instituto da Criança.
As empresas que desejarem contratar pessoa com deficiência, podem contar com o apoio da COMAC para este encaminhamento e seleção – aprendiz@comac.org.br / (24) 4104-1062.
Os interessados devem procurar a COMAC de Petrópolis na Rua Dr. Sá Earp, 88 - parte A – Morin (ao lado do Consórcio Águas do Imperador), até o dia 08 de julho, das 9 às 16h. É importante que o aluno possua laudo médico indicando a deficiência e leve documento de identidade e comprovante de residência (originais e xerox). As aulas iniciam na primeira semana de agosto/2018.