A COMAC de Petrópolis está realizando, pelo segundo ano consecutivo, o Espaço Cidadão, um projeto de assistência social e educacional, desenvolvido pelo Instituto da Criança. Ele será executado através do programa Jovem Aprendiz e dos projetos Curso de Patrulheiros, ECA – Eu Construo o Amanhã, Acreditar, Melhor Idade e Costurando com Amor. Ao todo, somente no primeiro semestre de 2018, cerca de 180 alunos, serão beneficiados. A novidade é que alunos com deficiência e que residem na zona rural, considerados públicos prioritários e de grande vulnerabilidade dentro da política de assistência social, também serão beneficiados.
A aula inaugural realizada na quarta-feira (15/03), contou com a presença do analista de projetos do Instituto da Criança, Rodrigo Silva, que no ato representava o presidente Pedro Werneck. O projeto Espaço Cidadão será incluído nas oficinas de socioaprendizagem, dentro da política de assistência social (SUAS), do Programa Jovem Aprendiz, de uma das empresas parcerias da COMAC localizada na zona rural. “Será a primeira vez que realizaremos esta atividade na zona rural, numa área aonde as informações não chegam com tanta velocidade quanto aqui na zona urbana. É a grande certeza da promoção da cidadania pelo conhecimento”, disse Adriano Cândido, assistente social e coordenador de aprendizagem da COMAC.
Os temas trabalhados no projeto Espaço Cidadão são: Cidadania, Eu e a Comunidade, Empreendedorismo, Família e Convivência, Economia Doméstica, Meio Ambiente, Saúde e Bem-Estar e Planejamento Familiar e Sexualidade. Com duração de cinco meses, divididos em oito horas por semana, os temas são desenvolvidos de forma multidisciplinar nas atividades de informática, teatro, dança, mercado de trabalho, dentre outras atividades desenvolvidas pela instituição. “Os alunos estão desenvolvendo esquete teatral sobre a erradicação do trabalho infantil, que é um tema transversal de quase todos os temas do Espaço Cidadão. Precisamos fazer os alunos pensar sobre assuntos tão importantes e sérios, que às vezes ocorrem dentro de casa”, concluiu.
Há 14 anos, o Espaço Cidadão já atendeu cerca de 15.000 adultos em situação de vulnerabilidade social, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além de certificados, os alunos receberam livros, como forma de incentivo à cultura e à leitura.
O Instituto da Criança (IC) é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – que, por meio da articulação em rede, se constitui, desde 1994, como uma plataforma que articula diversos atores. Nela, pessoas físicas e jurídicas encontram resposta para investir recursos financeiros, humanos, materiais e conhecimentos técnicos a fim de promover o desenvolvimento social. Para tanto, o eixo ideológico da organização é a solidariedade, tendo como principal foco os empreendedores sociais. Anualmente, apoia iniciativas sociais no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de realizar projetos educacionais e de desenvolvimento comunitário.