Oficina
De
Como
Montar
Uma
Rede
Comunitária
é
Realizada
Na
COMAC
A COMAC – Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis, através do programa Curso de Patrulheiros, está sediando a oficina “Como Montar Uma Rede Comunitária”, que é realizada pela ARTIGO 19, em parceria com o Instituto da Criança, que é uma OSCIP, que atua em rede para apoiar organizações da sociedade civil, no Rio de Janeiro e em São Paulo. 
 
A oficina, que iniciou ontem (21/11), conta com uma grade de atividades que visam debater o funcionamento da internet, quem a controla, a influência dela na sociedade e a importância de se apropriar de novas tecnologias de informação não apenas como usuário, mas também como produtor. A oficina aborda desde questões técnicas, como os materiais necessários para a montagem de um provedor comunitário, os procedimentos para a instalação e os cuidados para a manutenção, até questões burocráticas, como os documentos e os trâmites obrigatórios para a regularização de um provedor comunitário junto ao poder público. Discutirá também tópicos relativos aos princípios que norteiam a comunicação comunitária e a dinâmica da autogestão.
 
Em Petrópolis, estão participando cerca de 20 alunos do programa Curso de Patrulheiros, que qualifica jovens em situação de vulnerabilidade social para inserção no mercado de trabalho. “Esta é uma oportunidade para que, além da inclusão digital para si, os alunos possam fortalecer os vínculos com a comunidade onde residem, oportunizando, através do conhecimento adquirido com a ARTIGO 19, melhoria de acesso à internet não somente da sua casa, mas de seus vizinhos”, disse Fernanda Ferreira, presidente da COMAC.
 
A oficina, que tem duração de 3 dias – 21 a 23 de novembro – abrange temáticas como: Internet como um direito ou internet como um serviço?  Internet X intranet? O que é uma rede comunitária? Exemplos brasileiros e de outros países; Planejamento de uma rede comunitária; Como funciona a internet? Conceitos fundamentais da rede; Instalação e configuração do sistema dos dispositivos de rede em malha; Instalação e configuração do sistema dos dispositivos de link de longa distância; Instalação e configuração de aplicativos locais. Para Matheus Castro, aluno do Curso de Patrulheiros e participante da oficina, o aprendizado obtido nestes três dias de capacitação será importante para ele e para a sua cidade. “Nenhum curso de informática ensina o que eles estão passando para a gente. Estamos tirando muitas dúvidas  e aprendendo mais sobre rede e internet em geral, além de entendermos como adaptar roteadores, configurar computadores, e melhorar a qualidade do sinal da internet”, concluiu o aluno. 
 
A ARTIGO 19 é uma organização não governamental de direitos humanos nascida em 1987, em Londres, com a missão de defender e promover o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo. Seu nome tem origem no 19º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.
 
Com escritórios em nove países, a ARTIGO 19 está no Brasil desde 2007, e desde então tem se destacado por impulsionar diferentes pautas relacionadas à liberdade de expressão e informação. Entre as quais, estão o combate às violações ao direito de protesto, a proteção de defensores de direitos humanos e comunicadores, a descriminalização dos crimes contra a honra, a elaboração e a implementação da Lei de Acesso à Informação, e a construção e defesa do Marco Civil da Internet.
 
Contando com especialistas de diferentes campos, a organização atualmente se divide em quatro áreas: Acesso à Informação, Centro de Referência Legal, Direitos Digitais e Proteção e Segurança. “A oficina que estamos realizando aqui na COMAC está sendo super interessante, porque os jovens participam mesmo e apresentam ideias incríveis. Percebemos que o que estão aprendendo aqui servirá para usarem em suas comunidades e na própria cidade. Estão olhando o todo”, disse Laura Tresca, coordenadora do programa de direitos digitais da Artigo 19.
Fotos:

Parceiros

Logo COMAC

© 2024 COMAC. Todos os direitos reservados.